Sinornithosaurus - PaleoPost Brasil - Paleontologia brasileira

PaleoNews

Senhores dos céus

 
© Dinosoria

Sinornithosaurus é um gênero de dromeossaurídeo do Baixo Cretáceo da Formação Yixian no que hoje é a China. Foi o quinto dinossauro emplumado não aviário do género, descoberto em 1999. Ele foi retirado da localidade de Sihetun de Liaoning ocidental. Xu Xing demonstrou que as características do crânio e dos ombros são muito semelhantes aos do Archaeopteryx e de outras espécies do gênero. Juntos, esses dois fatos demonstram que os primeiros dromaeossauros eram mais parecidos com aves que os mais antigos. Isso contradiz um argumento apresentado pelos críticos da teoria de que os pássaros evoluíram dos dinossauros.
 © Index

O Sinornithosaurus era um membro de um grupo de ágil, tinha em comum com o velociraptor um dedo com garra em forma de foice distintivo, que inclui também o Deinonychus e Utahraptor que viveu cerca de 125 milhões de anos atrás no Cretáceo Inferior, o que torna entre os mais primitivos e mais antigo dromeossaurídeo já descoberto. A presença de penas no Sinornithosaurus é consistente com a evidência de penas de outros dromaeossauros. Do Sinornithosaurus são conhecido, pelo menos, duas espécies. S. millenii é a espécie-tipo , descrita em 1999. A segunda espécie, S. haoiana foi descrito por Liu et al. em 2004 com base em uma amostra nova, que difere de S. millenii nas características do crânio e dos quadris. Um fóssil encontrado, que aliás, estábem preservado, pode representar uma terceira espécie de Sinornithosaurus, ou uma criança.
© The Australian

Em 2009, uma equipe de cientistas por levar Empu Gong analisou um crânio bem preservado de Sinornithosaurus, e observou várias características, sugerindo que foi a primeira identificada como um dinossauro peçonhento. Gong e seus colegas observaram que um dente invulgarmente longo e em forma de presa no meio da mandíbula tinha sulcos proeminentes correndo pela superfície externa, para a parte traseira do dente, uma característica observada apenas em animais peçonhentos. Ele também interpretou uma cavidade no osso da mandíbula pouco acima desses dentes, como o possível local para a glândula de veneno de tecidos moles. Gong e seus colegas sugeriram que estas características únicas indicaram que o Sinornithosaurus poderia ser especializado na caça de presas pequenas como as aves, usando suas presas longas para penetrar e atordoar a vítima, como uma serpente moderna. Eles também sugeriram que a curto prazo, dentes apontando para frente ligeiramente na ponta da mandíbula poderiam ter sido usados para retirar as penas das aves abatidas.
© Fenster schlieBen

No entanto, em 2010, outra equipe de cientistas publicou um artigo que levanta dúvidas sobre a alegação de que Sinornithosaurus era venenoso. Eles observaram que os dentes sulcados não são exclusivos desse gênero, e esses dentes entre ranhuras são encontrados em muitos outros terópodes, incluindo outros dromeossaurídeos. Eles também demonstraram que os dentes não eram anormalmente longos como Gong e sua equipe alegaram. Finalmente, não conseguiram verificar a presença de câmaras de glândulas de veneno supostamente citadas pela equipe do Gong, considerando apenas os seios da face normal do crânio.
© Picsearch

Na mesma edição do jornal, Gong e sua equipe apresentaram uma refutação da dúvida sobre suas descobertas. Eles admitiram que os dentes eram comuns entre ranhuras de terópodes, e supor que o veneno pode ter sido um traço primitivo de todos os arcossauros, se não todos os répteis, que foi mantida em certas linhagens. Eles também contestaram a alegação de que os dentes foram significativamente fora de suas bases na amostra holótipo de Sinornithosaurus, embora eles admitiram que não estavam em uma posição completamente natural. Gong também alegou que determinadas espécimes não descritas tinham totalmente articuladodentes apresentando comprimento semelhante.
  ©Robert F. Walters 

Dados do dinossauro:

Nome científico: Sinornithosaurus Millenii
Tamanho: 1 m de altura
Peso: Cerca de 70 kg
Onde viveu: China
Quando viveu: Cretáceo Inferior
Dieta: Carnívoro

Fontes: Wikipédia en.

Nenhum comentário:

Postar um comentário