Maior pterossauro do Brasil foi encontrado na Bacia do Araripe - PaleoPost Brasil - Paleontologia brasileira

PaleoNews

Senhores dos céus

© Maurílio Oliveira/ Museu Nacional UFRJ

O fóssil datado de 110 milhões de anos atrás foi encontrado na Bacia do Araripe, localizada na região Nordeste entre os estados do Ceará, Piauí e Pernambuco. O "Tropeognathus mesembrinus" possuía 8,5 m de envergadura e é considerado o terceiro maior pterossauro já encontrado no mundo, e o maior já encontrado no Brasil. "O que faz este exemplar particularmente especial é que se trata do fóssil mais completo encontrado até agora, com quase todo o esqueleto preservado, inclusive o crânio" diz Alexander Kellner, paleontólogo pesquisador responsável pela apresentação do fóssil. 

O réptil alado foi apresentado ao público nesta quarta-feira (dia 20/03/2013) no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista - Rio de Janeiro - 10 anos após a sua descoberta. Retirados da Chapada do Araripe, os fósseis só foram desincrustados de uma grande pedra de calcário doada anonimamente ao Museu, estudados e remontados nos últimos dois anos por meio de um financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). A descoberta ajudou a entender como esse animais dominaram os céus brasileiros na Era Mesozóica, dividindo espaço com as aves e sobrevoando dinossauros.

Confira abaixo a reportagem feita pelo Jornal do SBT - Noite

Fontes:

10 comentários:

  1. Sempre que visito teu blog fico impressionada com a quantidade de informação e excelente conteúdo sobre o assunto em pauta. Muitas vezes passo aqui e sempre penso que este é um dos melhores blogs que conheci. Não comento muito porque estou aprendendo sobre os dinossauros e tudo mais, meu conhecimento é bem limitado...hehehe!

    Ahh, tu me perguntastes como ganho tantos livros... olha, nem eu sei. O negócio é participar dos sorteios que rolam na blogosfera e cruzar os dedos...rsrs Dá uma olhada lá na aba "Link seu sorteio", estou divulgando alguns que estão vigentes no momento por ali (é barbadinha de participar).

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nanda, estou a disposição para te tirar qualquer dúvida ;) Valeu ai pela dica, quem sabe eu não tenho a sorte de ser sorteado, adoro ler!

      Abraço,

      Excluir
  2. Olá! Rárisson parabéns pelo conteúdo do blog estarei te seguindo e observando suas atualizações seu conteúdo é muto interessante e interessa as meus leitores... Faremos parceria.
    Grande abraço do blog ciências aqui!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rennan, fechado! Estarei adicionando seu banner por aqui! Muito Obrigado.

      Abraço,

      Excluir
  3. Oi Rárisson, gostei do seu blog; me interesso muito de assuntos da antiguidade (mas muito mais antiguidade após pré-histórica apesar de ser fascinante a pré-história) só uma pergunta:É senso comum entre os entendidos sobre pré-história que a extinção dos dinossauros veio de um possível cometa que caiu en Yucatan no México? ou há outras teorias??
    Conheci seu blog através do grupo "Entre Blog" e estou te seguindo.
    Abraços.

    Ezequiel Domingues dos Santos
    www.ezequiel-domingues.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ezequiel,

      Bom, existem várias teorias que tentam explicar a extinção dos dinossauros, e realmente a mais aceita, tanto pelo senso comum, como pela comunidade científica é a teoria de que um Asteroide pôs fim ao reinado desses répteis. Seja bem vindo, e qualquer dúvida é só perguntar.

      Abraço.

      Excluir
  4. Boa noite! Vim conhecer o seu cantinho. Parabéns pelo blog. Vim através do grupo Entre Blogs. Já estou te seguindo. Se você quiser conhecer o meu será muito bem vindo. Tenha um lindo final de semana. Bjs
    Cantinho by Giuly’s
    www.excessodegostosura1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Cristina, Seja muito bem vinda! Também faço parte do grupo Entre Blogs e já estarei retribuindo sua visita. Ótimo final de semana pra você também.

      Abraço,

      Excluir
  5. Rárisson, boa tarde!


    Gostei muito do seu blog, me interesso muito pelo assunto. Estou seguindo-o, gostaria muito de aprender mais sobre o tema!

    Abração!

    CRISTIANISMO EM FOCO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ismael, Boa tarde!

      Obrigado, você é sempre bem vindo aqui, terei prazer em te ajudar a aprender mais sobre o tema, sinta-se a vontade para fazer qualquer pergunta do assunto!

      Abraço,

      Excluir