Tiranossauro Rex - PaleoPost Brasil - Paleontologia brasileira

PaleoNews

Senhores dos céus

 
O tyranossauro andava sobre as patas traseiras. provavelmente seu peso e suas pernas curtas o impediam de correr. O pescoço forte sustentava a cabeçona. Para manter o equilíbrio, ele usava a cauda que ficava afastada do chão e se movia de um lado para o outro. O faro bem desenvolvido ajudava a localizar alimento. Ele caçava em bandos e pegava as presas de surpresa, atacando com cabeçadas e mordidas, e ao pegar uma presa ele não largava mais até que fosse totalmente dilacerada com movimentos de sua boca de um lado para o outro. As mandíbulas fortes e 50 dentes curvos e pontudos, era sua principal arma, pois os braços curtos não serviam para segurar presas e até hoje os cientistas tentam descobrir para que serviam exatamente os braços do tyranossauro rex.
 
Tiranosaurus rex quer dizer em latim rei dos lagartos tiranos, e ele so ganhou esse nome porque era imenso e assustador, e apesar de um caçador ágil e poderoso ele também comia carcaças de bichos mortos. ele vivia em grupos pequenos grupos e protegia o ninho e os filhotes.

Em 1990, os cientistas apresentaram ao mundo o santanaraptor, um dino de 2,5 m de comprimento. Ele viveu no ceará há 110 milhões de anos, 40 milhões de anos antes de surgir o tyranosaurus rex. Ele pertencia á família dos tyranosauros e pode ter sido um de seus antepassados. Os primeiros fósseis de tiranossauro rex foram achados em 1874. No início, os cientistas não deram muita importância para a descoberta, pois da existência de grandes carnívoros. Só que em 1905, os pesquisadores perceberam que tratava-se de um animal imenso e diferente de tudo que conhecia. Por muito tempo, o tiranossauro foi considerado o maior dino carnívoro. Mas no ano de 1990 foram encontrados pistas de outros animais, como os giganotossauros, que podem ter sido maiores ainda. Os cientistas só terão certeza sobre quem era maior se encontrarem mais ossos para calcular o tamanho das novas espécies descobertas.

Dados do dinossauro:

Nome científico: Tyrannosaurus rex.
Tamanho: de 12 a 14 m de comprimento e cerca de 5 m de altura.
Peso: de 6 a 8 toneladas.
Onde viveu: no leste da Ásia e na América do norte.
Quando viveu: entre 70 e 65 milhões de anos atrás, no período cretáceo.
Alimentação: outros dinossauros.
Predadores: não tinha, pois estava no topo da cadeia alimentar.

Fontes: Revista Recreio

13 comentários:

  1. Na verdade li um artigo sobre os BRAÇOS DESSE DINOSSAURO e vi o seguinte: Como sua cabeça era grande e muito pesada, as pernas fortes e cauda para equilibrio. Sua cabeça era pesada, seus braços tinham (são) q ser curtos se não as pernas e cauda não suportariam o peso ( bom mais ou menos isso ) então é. ;)

    ResponderExcluir
  2. Siim, e fico felia por ver que os leitores participam do meu blog, obrigado por dizer!

    ResponderExcluir
  3. O t-rex é um de meus dinos preferidos

    ResponderExcluir
  4. LEGALLL!!! MAS PREFIRO OS RAPITORES
    MAIS CONHECIDOS COMO VELOSSIRAPITOR!!!

    ResponderExcluir
  5. 6 metros de altura e não 5 novas pesquisas dizem isso.O T.rex é maior que o giga os maiores fosseis de "gigas" são de 12.2 , 12.5 e o maior tem 13.2 metros de comprimento se não me engano existe 3 especimes maiores que "SUE" esses especimes tem 13.5 , 14.5 e um e estimado em 15.2 metros! na minha opinião o t.rex é o maior carnivoro terrestre de todos os tempos....e mais forte também lógico.

    ResponderExcluir
  6. Olá Netinho, irei refazer esta postagem. Acho pouca informação para um dinossauro tão rico em detalhes como o t-rex. Obrigado pela observação.

    ResponderExcluir
  7. Maneiros os detalhes que o netinho falou (em todos os sites que vi ele fala sempre a msma coisa do t rex o ke é interessante)é muito bom os seus detalhes netinho e sempre mete pau no espino falando ke so em tamanho... muito bom e Rarisson o seu blog só cresce em informaçao parabens pelos 4 anos de blog.
    de Kélvyn F.

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado, nada disso valeria sem vocês leitores. Tudo isso é pra vocês!

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Ótima postagem cara, e sim o Netinho tá certo, existem T-rexes q passam dos 15 metros, eu mesmo ñ acreditava antes mas agora eu vi q existem mesmo maiores q Sue. Eu adorei a postagem!

    ResponderExcluir