
O tyranossauro andava sobre as patas traseiras. provavelmente seu peso e suas pernas curtas o impediam de correr. O pescoço forte sustentava a cabeçona. Para manter o equilíbrio, ele usava a cauda que ficava afastada do chão e se movia de um lado para o outro. O faro bem desenvolvido ajudava a localizar alimento. Ele caçava em bandos e pegava as presas de surpresa, atacando com cabeçadas e mordidas, e ao pegar uma presa ele não largava mais até que fosse totalmente dilacerada com movimentos de sua boca de um lado para o outro. As mandíbulas fortes e 50 dentes curvos e pontudos, era sua principal arma, pois os braços curtos não serviam para segurar presas e até hoje os cientistas tentam descobrir para que serviam exatamente os braços do tyranossauro rex.

Tiranosaurus rex quer dizer em latim rei dos lagartos tiranos, e ele so ganhou esse nome porque era imenso e assustador, e apesar de um caçador ágil e poderoso ele também comia carcaças de bichos mortos. ele vivia em grupos pequenos grupos e protegia o ninho e os filhotes.

Em 1990, os cientistas apresentaram ao mundo o santanaraptor, um dino de 2,5 m de comprimento. Ele viveu no ceará há 110 milhões de anos, 40 milhões de anos antes de surgir o tyranosaurus rex. Ele pertencia á família dos tyranosauros e pode ter sido um de seus antepassados. Os primeiros fósseis de tiranossauro rex foram achados em 1874. No início, os cientistas não deram muita importância para a descoberta, pois da existência de grandes carnívoros. Só que em 1905, os pesquisadores perceberam que tratava-se de um animal imenso e diferente de tudo que conhecia. Por muito tempo, o tiranossauro foi considerado o maior dino carnívoro. Mas no ano de 1990 foram encontrados pistas de outros animais, como os giganotossauros, que podem ter sido maiores ainda. Os cientistas só terão certeza sobre quem era maior se encontrarem mais ossos para calcular o tamanho das novas espécies descobertas.


Dados do dinossauro:
Nome científico: Tyrannosaurus rex.
Tamanho: de 12 a 14 m de comprimento e cerca de 5 m de altura.
Peso: de 6 a 8 toneladas.
Onde viveu: no leste da Ásia e na América do norte.
Quando viveu: entre 70 e 65 milhões de anos atrás, no período cretáceo.
Alimentação: outros dinossauros.
Predadores: não tinha, pois estava no topo da cadeia alimentar.
Fontes: Revista Recreio