Caudipteryx - PaleoPost Brasil - Paleontologia brasileira

PaleoNews

Senhores dos céus


© Dk

Olá pessoal, hoje resolvi postar sobre o Caudipteryx, um meio dino-meio ave, que causou curiosidades a vários cientistas.
De todos os incrivéis deinossauros sem relação com as aves encontradas na China, nenhum mostrou-se mais admiravél do que o Caudipteryx. Essa criaturade pernas longas e tamanho semelhante ao das aves, tinha penas e uma cauda curta, mas seus dentes e ossos eram semelhantes aos de um dinossauro terópode. O Caudipteryx viveu no início do Cretáceo, não muito tempo depois do aparecimento da primeira ave conhecida. Os cientistas têm sugerido que ela poderia ter sido ou um dinossauro terópode com ancestrais que voavam ou uma ave que evoluiu a partir de aves que tinham perdido a capacidade de voar. É mais provavél que o Caudipteryx fosse um dinossauro e que os dinossauros manirraptores e ovirraptorídeos fossem seus parentes mais próximos.
© Luis Rey

O Caudipteryx tinha cabeça curta e bico com dentes pequenos e afiados na parte da frente da maxila superior. De seu corpo delicado, brotavam braços mais curtos do que de terópodes mais avançados, embora tivesse mãos longas com dedos que terminavam em garras curtas. Pernas longas e dedos dos pés semelhantes aos de uma ave, indicam que esse dinossauros era um corredor rápido. A cauda óssea do Caudipteryx estava entre as mais curtas de todos os dinossauros conhecidos, e a maior parte do animal era  recoberta por algum tipo de plumagem. Penas de diferentes tipos recobriam a maior parte do Caudipteryx. Uma plumagem curta fornecia isolamento, o que é um indício de que o Caudipteryx tinha o sangue quente. Penas com raques de 20 cm de comprimento brotavam de seus braços, dedos e cauda, mas o Caudpteryx não podia voar.

 © National Geographic

As penas de suas asas eram simétricas, enquanto as penas das aves que podem voar são assimétricas. As penas de Caudipteryx podem ter sido coloridas e brilhantes e usadas para a exibição entre parceiros. Os cientitas que acreditam na ligação do Caudipteryx com as aves, afirmam que ele tinha um dedão revertido e supõe que usava os músculos como os de uma ave para retroceder as pernas conforme andava. Outros cientistas acreditam que esse dinossauro não tinha relação com as aves, e observam por exemplo, que os ossos púbicos da cintura pélvica apontavam para frente, enquanto o bico, os ossos da cauda e outros ossos da cintura pélvica sugerem que o Caudipteryx era intimamente relacionado ao dinossauro Oviraptor.
© Joe Tucciarone

Dados do Caudipteryx:

Nome Cientifíco: Caudipteryx.
Tamanho: 70 cm de altura.
Habitat: Florestas.
Onde viveu: Leste da Ásia.
Quando viveu: Início do Cretáceo.
Dieta: Onívoro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário