© Ivan Stalio
© Ghedoghedo
O Liopleurodon era um animal extremamente territorial, que comeria qualquer coisa que se movimenta-se; mas até mesmo esses gigantes marinhos tinham seus dias de caça, pois muitos desses animais, em suas travessias marítimas acabavam encalhando em praias e servindo de alimento para os carnívoros carniceiros terrestres da época. © BBC
Seus fósseis são relativamente comuns e bem preservados em diversos depósitos marinhos ao longo da Europa. Os Liopleurodons pertenciam ao grupo dos pliossauros, que por sua vez eram um grupo de plesiossauros, que são um grupo de répteis que voltaram ao mar. Os Plesiossauros apareceram no período jurássico que rapidamente se dividiu em dois grupos principais: Cryptoclidus, e Pliossauros como Liopleurodon.
Liopleurondon do documentário Walking with Dinosaurs
© BBC
© Nobu Tamura
A representação do Liopleurodon pular para a terra a fim de capturar presas terrestres é totalmente especulativa, e os produtores do programa indicados no comentário para o lançamento do DVD da série, dizem que este comportamento foi inspirado pelo de orcas. O tamanho de Liopleurodon em Walking With Dinosaurs, que retrata um animal en de 25 metros, não é considerado para ser exato para qualquer espécie de Liopleurodon. Em seu Meg novela 2009: Hell's Aquarium, autor de ficção científica Steve Alten havia incluído um Liopleurodon na trama. Alten tomou várias liberdades criativas, como o anúncio comprimento do animal em 122 metros e representa a criatura com guelras.
Liopleurodon do Documentário
© BBC
Dados do Pliossauro:
Nome científico: Liopleurodon Ferox.
Tamanho: até 12 metros de comprimento.
Peso: Cerca de 3 Toneladas.
Onde viveu: Oceano Atlântico.
Quando viveu: Período Jurássico.
Dieta: CanívoroFontes: