Nova espécie de Pterossauro é descoberta na Transilvânia - PaleoPost Brasil - Paleontologia brasileira

PaleoNews

Senhores dos céus

Concepção artística do Eurazhdarcho
© Divulgação/Universidade de Southampton

Cientistas da Universidade de Southampton, na Grã-Bretanha, descobriram junto com pesquisadores brasileiros do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) um novo tipo de réptil voador pré-histórico. O animal foi chamado de Eurazhdarcho langendorfensis e teria habitado há 68 milhões de anos uma região da Romênia chamada de Bacia da Transilvânia, que é conhecida por seus inúmeros fósseis da época do Cretáceo Superior. A pesquisa foi publicada nesta semana no periódico PLoS One. Este é o fóssil mais completo de um Azhdarchidae encontrado na Europa até agora.
Reconstrução do fóssil
© Divulgação/Universidade de Southampton

"Eles possuíam longos pescoços e bicos, e suas asas eram bem adaptadas a seu tamanho. Estruturas nos seus ossos e asas mostram que eles poderiam recolher as asas e andar nas quatro patas se necessário", diz Darren Naish, um dos autores do estudo. A nova espécie tinha características muito parecidas com o de outra espécie que habitava a Rússia. Isto faz com que os pesquisadores levantem a hipótese de que se trate de uma descendência migratória. Alexander Kellner, outro envolvido nos estudos, explica que a migração da espécie da Rússia para a Europa provavelmente aconteceu durante o período em que o supercontinente Pangeia estava se separando. “Acreditamos que o Eurazhdarcho seja um descendente da espécie encontrada na Rússia”, disse.

Fontes:

4 comentários:

  1. Olá, Rárisson!!!!
    Gostei do seu blog e vou segui-lo, até porque, os assuntos sobre a paleontologia, desde nos meus tempos de juventude, sempre me atraíram e, fico sempre caçando notícias à respeito de novas descobertas!!!! Ainda não tive tempo de ler tudo o que você já escreveu por aqui, mas, só para ir adiantando uma curiosidade... está escrito nesse seu acervo, algo sobre um dino chamado de... trodon ou trodonte, que certos teóricos especulam que ele poderia ter dado condição ao surgimento dos mamíferos (evolução) primatas????
    Bom, dizem que, era um dino que possuía um cérebro grande e desenvolvido em comparação com os demais répteis da sua época!!!!

    Eu estou com o meu blogue... http://www.matemagicasenumeros.blogspot.com.br
    filiado também no EM, onde escrevo sobre assuntos da área de exata, a ciência dos números, pois sou professor de matemática formado pela UFRN. Espero por uma visita sua por lá, certo????

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valdir, Muito obrigado, é muito gratificante ganhar um novo leitor! Comentando um pouco sobre o Troodon... Eu ainda não tinha ouvido falar sobre essa teoria. Agora vou procurar saber, achei bem interessante. Realmente esse animal tinha um cérebro avantajado em relação ao seu corpo e também quando comparado aos demais dinossauros. O Troodon talvez fosse capaz de se organizar e caçar em grupo, podendo até criar um emboscada para pequenas presas.
      Falando do seu blog agora, caraca! Fiquei fascinado, sou fã da matemática e os conteúdos que vi no seu blog são ótimos para pessoas que gostam de "quebrar a cabeça", bem como eu. Além de vários outros conteúdos úteis para quem tá com dificuldade em algum assunto. Gostei mesmo, você tá de parabéns. E volto a dizer que recomendo para quem ama ou simpatiza com a matemática.

      Abraço.

      Excluir
  2. Muito obrigado Leandro, é um prazer tê-lo por aqui! Já vi seu blog, realmente é ótimo e já sou seguidor. Estou sempre acompanhando e recomendo para os amantes e simpatizantes da História.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rárisson!!!!

    Obrigado, por tantos elogios ao meu projeto, por ser o mais novo seguidor o de número especial... o número 100!!!!!
    Duas raridades eu encontro em você, sendo a 1ª) o seu nome que é incomum e, a 2ª)... esse seu fascínio pela matemática o que, também, não é comum!!!!Rsrsrsrsrsrs!!!!
    O Matemágicas e Números em...

    http://www.matemagicasenumeros.blogspot.com.br

    sempre terá o prazer de receber a sua visita, comentários, sugestões e mais o que quiser. Será uma honra!!!!


    Acho que escrevi o nome do dino de modo errado, pois, vejo que é... Troodon e , tomara que ele não fique chateado por causa disso. rsrsrsrs!!!!
    Pois é, Rárisson, falam que o nosso cérebro possui três camadas, sendo a mais interna semelhante à dos peixes e, depois dela, a segunda seria semelhante à dos répteis (camada responsável pelos nossos impulsos de ódio e do amor), vindo então, a terceira camada, a mais externa delas e que teria semelhança com os mamíferos!!!! Bem, isso eu li, faz tempo e aí, é que talvez a ligação do fator Troodon se faça presente, na terceira camada!!!! Será????

    Saiba, meu amigo Multiplicador... que eu sou doido ´por ciências e, assuntos de paleontologia me atraem muito!!!! Sendo assim, o seu blog será assediado constantemente por mim e, claro, recomendarei o mesmo para os amantes dessa ciência apaixonante!!!!

    Muita saúde e paz!!!! Sucessos!!!! Até breve!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir