Bagualosaurus, um novo dinossauro brasileiro ajuda a entender a origem dos saurópodes - PaleoPost Brasil - Paleontologia brasileira

PaleoNews

Senhores dos céus

Com o tamanho avantajado quando comparado aos dinossauros do Triássico, acredita-se que o Bagualosaurus poderia competir com outros herbívoros dominantes da sua época, como os rincossauros e os cinodontes.

Ilustração: Jorge Blanco

O novo dinossauro brasileiro é um ancestral dos sauropodomorphos, grupo de dinossauros quadrúpedes que tem como características marcantes o pescoço comprido com a cabeça pequena, além da maioria dos indivíduos serem animais enormes, verdadeiros titãs. A descoberta revelou importantes informações sobre a evolução desses animais. O Bagualosaurus agudoensis habitou a região que compreende o Sul do Brasil há cerca de 230 milhões de anos. 

O material fóssil foi encontrado na Formação Santa Maria, localizada na cidade de Agudo-RS, região conhecida por abrigar materiais do período Triássico. O estudo foi dirigido por Flávio Pretto, paleontólogo da UFSM, em co-autoria com os paleontólogos Max Langer (USP) e Cesar Schultz (UFRGS), e publicado no periódico científico britânico Zoological Journal of the Linnean Society.

Um ancestral incomum


O Bagualosaurus é a sétima espécie de dinossauro do período Triássico descoberta no Rio Grande do Sul e pode ter convivido com outras espécies de dinossauros, tais como Pampadromaeus barberenai, Saturnalia tupiniquim, Buriolestes schultzi e Staurikosaurus pricei.

Ilustração: Flávio Pretto

Apesar de possuírem parentesco com os maiores dinossauros conhecidos, os primeiros sauropodomorphos eram pequenos animais bípedes. Contudo, o Bagualosaurus era relativamente grande para a sua época. Quando os primeiros dinossauros surgiram no planeta, a grande maioria eram pequenos animais que mal alcançavam 1,5 metro do focinho à ponta da cauda, enquanto o Bagualosaurus ultrapassava os 2,5 metros de comprimento. "Com o Bagualosaurus, agora sabemos que essa tendência parece ter aparecido mais cedo na linhagem", explica Flávio Pretto.

Outras descobertas recentes, como Ingentia prima, reforçam a hipótese de que os dinossauros começaram a ocupar o nicho dos herbívoros gigantes ainda no período Triássico. Até então, pensava-se que esta característica havia se desenvolvido somente no Jurássico, período em que predominaram os grandes Saurópodes.
Fotografia: Luiz Flávio Lopes - UFRGS
Ilustração: Flávio Pretto

Outra característica relevante da descoberta do Bagualosaurus é referente à sua dieta, que se difere dos outros dinossauros do mesmo período, já que a maioria das espécies encontradas eram onívoras. Uma análise da sua dentição indica que ele alimentava-se principalmente de plantas, sendo pouco provável que comesse carne também.

Com o tamanho avantajado quando comparado aos dinossauros do Triássico, acredita-se que o Bagualosaurus poderia competir com outros herbívoros dominantes da sua época, como os rincossauros e os cinodontes. A relevância dessa análise reside no fato do achado sugerir que o herbivorismo pode ter sido uma característica que antecedeu o gigantismo nos saurópodes. Na verdade, considera-se que esse foi um fator decisivo que os animais desse grupo alcançassem tamanhos tão grandes.

O estudo é de relevância mundial, pois, como explicam os autores do trabalho, encontrar fósseis de dinossauros do início do Triássico, é algo relativamente raro, já que remontam à uma época quando os dinossauros começaram a se multiplicar e se diversificar pelo planeta. Os únicos lugares no mundo onde foram encontrados formações desse período são justamente no interior do Rio Grande do Sul e no noroeste da Argentina.

Saiba mais em:

A new dinosaur (Saurischia: Sauropodomorpha) from the Late Triassic of Brazil provides insights on the evolution of sauropodomorph body plan. (Artigo original)
https://academic.oup.com/zoolinnean/advance-article-abstract/doi/10.1093/zoolinnean/zly028/5003418?redirectedFrom=fulltext

"Tataravô" de gigantes: nova espécie de dinossauro brasileiro traz pistas sobre a origem dos grandes dinossauros herbívoros
http://www.ufrgs.br/secom/ciencia/tataravo-de-gigantes-nova-especie-de-dinossauro-brasileiro-traz-pistas-sobre-a-origem-dos-grandes-dinossauros-herbivoros/

Encontrado no Brasil "tataravô" de dinossauros gigantes
https://jornal.usp.br/ciencias/encontrado-no-brasil-tataravo-de-dinossauros-gigantes/

Descoberto novo dinossauro que viveu no Brasil há 230 milhões de anos
https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/estado/2018/05/25/descoberto-novo-dinossauro-que-viveu-no-brasil-ha-230-milhoes-de-anos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário