Novas descobertas revelam um caminho diferente na evolução dos Saurópodes - PaleoPost Brasil - Paleontologia brasileira

PaleoNews

Senhores dos céus

Os Sauropodomorphos formavam o primeiro grupo de dinossauros herbívoros de sucesso, dominando a maioria dos ecossistemas terrestres por mais de 140 milhões de anos

O mundo pré-histórico é constantemente referenciado como um tempo de gigantes, onde enormes criaturas caminhavam sob a terra. Os Saurópodes - aqueles dinossauros de pescoço longo - foram os maiores seres terrestres que já passaram por aqui. Recentemente, temos encontrado novas pistas que estão nos ajudando a entender melhor como surgiram e se desenvolveram, a ponto de dominarem todos os continentes.

Um estudo publicado recentemente, na Revista Nature, sugere que a evolução desses animais e a sua dispersão pelos continentes pode ter ocorrido muito antes do que se pensava até então.

Lingwulong shenqi - ilustraçao de Zhang Zongda

A equipe liderada pelo paleontólogo Xing Xu encontrou fragmentos e materiais do crânio de um novo espécime que viveu há cerca de 174 milhões de anos, pertencente a família dos diplodocóides, um grupo de dinossauros do clado dos saurópodes que tem, entre os integrantes mais conhecidos, o Diplodocus e o Apatosaurus. O material foi coletado próximo à cidade chinesa de Lingwu, pela qual foi batizado de Lingwulong shenqi, que significa "Dragão Espetacular de Lingwu".


Um novo rumo na história da evolução dos Saurópodes

Semanas antes, fora divulgado outro estudo - também na revista Nature - que anunciava o achado de um outro animal na Argentina, o Ingentia prima, considerado um primo dos saurópodes, o que sugeriu que a evolução desse grupo começou bem antes do que se esperava. "Os Sauropodomorphos foram o primeiro grupo de dinossauros herbívoros de sucesso, dominando a maioria dos ecossistemas terrestres por mais de 140 milhões de anos", disse Cecília Apaldetti, coordenadora do estudo.

Ingentia prima - ilustraçao de Jorge A. González

Os primeiros saurópodes eram pequenos animais bípedes. Acreditava-se até então que eles só haviam adquirido a característica do gigantismo somente na metade do período Jurássico. Porém, a descoberta do Ingentia prima confirma que já no Triássico tardio dinossauros começaram a ocupar o nicho dos herbívoros gigantes.

O estudo se encaixa perfeitamente com a publicação do Lingwulong, evidenciando que esse grupo de dinossauros se espalhou pela terra 15 milhões de anos mais cedo do que se pensava. O achado da equipe do paleontólogo Xing Xu é o primeiro diplodocóide encontrado naquela região da China. Imaginava-se que a ausência desses animais poderia ter ocorrido por conta da presença de um rio que isolou aquela localidade quando ainda fazia parte do supercontinente Pangea, o poderia ter impedido que diplodocóides, dentre outros animais, povoassem o território do leste asiático.

Os fósseis indicam que os saurópodes evoluíram mais cedo e se espalharam mais devagar ao longo do globo. Isso implica que o maior ramo da árvore genealógica gerou uma bifurcação há cerca de 15 milhões de anos, antes do que era imaginado, sugerindo que esses animais se originaram muito antes da separação do supercontinente. Tais indícios nos proporcionam uma nova direção para o estudo da evolução dos saurópodes, questionando as teorias anteriormente propostas e revelando novas peças que ajudarão a montar esse quebra-cabeça.


Saiba mais em:

https://www.nature.com/articles/s41467-018-05128-1
(Link do artigo do Lingwulong shenqi publicado na Nature)

https://www.nature.com/articles/s41559-018-0599-y.epdf
(Link do artigo do Ingentia prima publicado na Nature)


Nenhum comentário:

Postar um comentário