Direto dos quadrinhos: dinossauro brasileiro recebe o nome do maior vilão da Marvel - PaleoPost Brasil - Paleontologia brasileira

PaleoNews

Senhores dos céus

Terópodes abelissaurídeos são bem estudados a partir do Cretáceo, com achados de muitas partes do hemisfério sul, ocorrendo principalmente na América do Sul, em Madagascar e na África, além de alguns fósseis descritos da índia e Europa.

Pesquisadores brasileiros descreveram mais uma espécie de dinossauro que habitou as terras tupiniquins. O novo achado é um terópode e pertence à família dos Abelisauridae, um grupo que inclui o Carnotaurus sastrei, e têm como características o focinho relativamente curto, membros posteriores robustos e um crânio com muitos ornamentos (cristas ósseas, sulcos, etc).

Concepção artística do Thanos simonattoi
Ilustração: Dmitry Tokalchik

O achado ocorreu em 2014, na cidade de Ibirá, em São Paulo, quando uma equipe liderada por Sérgio Luis Simonatto encontrou ossos isolados de terópodes abelissauros do período Cretáceo, no Grupo Bauru. O material consistia em três indivíduos, os quais forneceram novas informações sobre esse grupo de dinossauros que habitaram a América do Sul.

Somente agora, em 2018, após tratar e estudar os fósseis encontrados, Rafael Delcourt e Fabiano Vidoi Iori descreveram um novo espécime a partir daquele material coletado. O estudo foi publicado na revista científica Historical Biology. Batizado de Thanos simonattoi, o animal possui um nome bastante curioso, pois foi atribuído em homenagem a um dos maiores vilões das histórias em quadrinhos da Marvel: Thanos, o conquistador. O nome "simonattoi" foi escolhido em homenagem ao pesquisador que descobriu os fósseis.


Como o animal foi descrito a partir de uma única vértebra, não há como se afirmar com precisão sobre a sua aparência. Para isso, faz-se comparações com outros espécimes do mesmo grupo.
Ilustração: Camila Alli Chair 

Thanos simonattoi foi encontrado na formação de São José do Rio Preto, que compõe o Grupo Bauru. O dinossauro foi descrito a partir de uma vértebra fossilizada, um fragmento com características que o diferenciam de outros parentes. Acredita-se que tenha chegado ao começo da vida adulta antes de morrer, com um comprimento estimado entre 5,5 e 6,5 metros. Apesar do nome titânico, fósseis de outro animal ainda não descrito sugerem que Thanos pode ter compartilhado o seu nicho com outros carnívoros maiores, não sendo, portanto, o principal predador daquele ambiente.

TERRA DOS ABELISSAUROS

Terópodes abelissaurídeos são bem estudados a partir do Cretáceo, com achados de muitas partes do hemisfério sul, ocorrendo principalmente na América do Sul, em Madagascar e na África, além de alguns fósseis descritos da índia e Europa. Outro conhecido dinossauro brasileiro é o Pycnonemosaurus nevesi, um dos maiores abelissauros conhecidos.

Pycnonemosaurus nevesi, talvez o maior abelissauro conhecido
Ilustração: Maurílio Oliveira 

Eles formam um grupo bem diversificado entre os terópodes, atingindo tamanhos médios e grandes. Juntamente com carcharodontossauros e espinossauros, os abelissaurídeos compõem a fauna dos grandes carnívoros predadores do Brasil mesozóico. Naquela época, o território brasileiro estava se separando da África e formando o oceano atlântico, assumindo uma configuração mais ou menos parecida com a atual.

Ilustração: Paleozoobr / Felipe Alves Elias

O registro fóssil desse grupo ainda é um pouco escasso no Brasil, onde a maioria dos materiais encontrados são dentes ou fragmentos de ossos. Consequentemente a análise de novos animais acaba por ser um trabalho rodeado por incertezas. Contudo, a partir da descoberta de novos registros fósseis em melhores condições de conservação, os pesquisadores serão capazes de chegar a uma descrição mais acurada dessas espécies.

Saiba mais:

A new Abelisauridae (Dinosauria: Theropoda) from São José do Rio Preto Formation, Upper Cretaceous of Brazil and comments on the Bauru Group fauna

https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/08912963.2018.1546700?scroll=top&needAccess=true
(Artigo original em inglês)

New records of abelisauroid theropods from the Bauru Basin (Upper Cretaceous), Sao Paulo State, Brazil
https://www.researchgate.net/publication/265381596_New_records_of_abelisauroid_theropods_from_the_Bauru_Basin_Upper_Cretaceous_Sao_Paulo_State_Brazil
(Artigo descrevendo novos achados de abelissauros em 2014)

Theropod Titan: New Dinosaur Named After Marvel’s Thanos
https://www.flipscience.ph/prehistory/theropod-titan-new-dinosaur-named-after-marvels-thanos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário